Os usuários e trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde - UBS Estrela Dalva e Ilda Efigênia, ambas localizadas na região Nacional, já estão usufruindo de novos espaços, mais confortáveis, amplos e totalmente revitalizados. Nesta quinta-feira (5/5), a prefeita de Contagem, Marília Campos, vistoriou as unidades e pôde ver de perto as melhorias realizadas em cada uma delas que passaram por revitalização nos últimos meses.
“Nosso governo vem trabalhando incansavelmente para melhorar o atendimento à saúde de Contagem. Aos poucos, estamos caminhando para que nossa cidade seja referência metropolitana, melhorando nossos equipamentos, mas também o processo de valorização dos nossos servidores”, destacou a gestora municipal durante as visitas.
A UBS Estrela Dalva está com um novo visual. As obras que estão na fase final, foram iniciadas em janeiro. Todo o piso que estava quebrado foi substituído por um novo. As áreas interna e externa da unidade passaram por repintura. Os banheiros também sofreram intervenção, assim como o telhado para resolver o problema da infiltração que atingiu paredes da unidade. A sala de vacina foi ampliada proporcionando mais conforto tanto para os trabalhadores quanto para os usuários. Outra mudança será a transferência do laboratório que funciona na unidade para a rua do Luar, no mesmo bairro, ao lado da nova instalação da Farmácia Distrital II.
A dona de casa, Emília Amorim de Souza, 47 anos, moradora do bairro São Mateus, usuária da unidade, aprovou as melhorias. “Eu gostei muito. Estava precisando. Agora o ambiente ficou mais agradável”. Na unidade são cadastradas quase oito mil pessoas, atendidas por duas equipes de Estratégia Saúde da Família - ESF.
A aprovação também veio da servidora efetiva há 17 anos, a técnica de enfermagem, Iara Maria. “Amei a revitalização. Melhorou demais a qualidade de vida para nós servidores e também para quem vem se consultar. Está aprovadissímo”.
No bairro vizinho, São Mateus, a unidade Ilda Efigênia também está de cara nova para atender às nove mil pessoas cadastradas dos bairros São Mateus, incluindo Sapolândia, e Novo Recanto, além de abrigar as três equipes de ESF. Segundo informou o gerente da unidade, Shedler Bastos, foi construído um muro de arrimo para revitalizar o acesso da entrada principal, onde foi instalado também um guarda-corpo. Na estrutura do prédio foi recuperado todo o telhado, além das placas de steal frame e das portas e janelas do prédio. Também passaram por intervenção o gradil e por paisagismo a área externa. A unidade ainda vai ganhar uma cobertura do acesso secundário ao prédio. O trabalho em curso vai proporcionar um ambiente com mais bem estar e conforto aos trabalhadores do local e aos usuários e usuárias que utilizam os serviços.
O vice-prefeito Ricardo Faria frisou que as obras foram importantes para garantir o melhor o atendimento dos usuários e as condições de trabalho dos profissionais que atuam no local. “Essas intervenções são fundamentais. Eram estruturas que estavam há muito tempo sem reforma, sem as manutenções preventivas e corretivas, além de adequações importantes para melhor utilização dos espaços.É um salto de qualidade para os usuários e para os trabalhadores”.
“Ficou muito melhor do que estava para trabalharmos e atender os usuários”, comentou a auxiliar de saúde bucal, a servidora efetiva, Aparecida de Oliveira.
Acompanharam as visitas as vereadoras Silvinha Dudu e Glória da Aposentadoria, a superintendente de Atenção à Saúde, Renata Felicissimo, o administrador Regional Nacional, Jorge Ibrahim Abdalla Neto e a diretora do Distrito Sanitário, Léia Dias Rocha, além dos gestores das unidades.
Clique aqui e veja as fotos da visita à UBS Estrela Dalva
Clique aqui e veja as fotos da visita à UBS Ilda Efigênia